PVC reforçado /
1 bote, 51 figuras /
300 × 1600 × 560 cm /
Depois de as autoridades chinesas terem devolvido o seu passaporte em 2015, Ai Weiwei mudou-se para Berlim. Viver na Alemanha aproximou-o bastante do maior problema humanitário que o mundo hoje enfrenta.
Devido a fatores políticos e sociais — como guerras, conflitos religiosos, crises económicas e ambientais — muitas pessoas de diferentes regiões do mundo, como a Síria, Afeganistão e Iraque, procuraram segurança e oportunidades na Europa. Em 2015, mais de um milhão de refugiados entraram na Europa.
Em dezembro de 2015, Ai Weiwei visitou a ilha grega de Lesbos. A ilha era uma das principais entradas na UE e centenas arriscavam a perigosa viagem marítima todos os dias. Ai Weiwei testemunhou a chegada à costa dos barcos de refugiados e essas cenas estimularam-no a envolver-se mais.
Ai Weiwei decidiu produzir um documentário. Ele viajou por 23 países e 40 campos de refugiados, conduzindo mais de 600 entrevista e filmando mais de 1000 horas de imagens, que culminaram no seu documentário de longa-metragem, Human Flow (2017).
Paralelamente à realização da investigação e das filmagens, Ai Weiwei criou novas obras de arte. Law of the Journey é um bote insuflável com 60 metros de comprimento, com centenas de figuras humanas feita em PVC reforçado. A obra monumental refletia em tempo real a crise humanitária.
Law of the Journey (Prototype B) é um dos três protótipos criados. A obra mede 16 metros. Em 12 de outubro de 2018, o bote foi instalado por um dia no lago do Parque de Ibirapuera, em São Paulo, Brasil.